quinta-feira, 1 de março de 2018

Meu primeiro bitcoin



Olá amigos.

Agora vou contar como foi a compra dos meus primeiros bitcoins.

Uma questão que, inicialmente, me deixava bastante em alerta era a segurança. Por onde se lê, há estórias sobre roubos de bitcoins e várias dicas de como se precaver. Assim, tive um pouco de receio em realizar a primeira compra de bitcoin mas tentei seguir algumas destas dicas. Em posts futuros, detalharei alguns apuros pelos quais passei.

Assim, primeiramente, precisei decidir qual exchange utilizar.

Tomei a decisão baseada, até então, no volume de transações e taxas cobradas.

E a escolhida foi ..... FoxBit. Era a mesma que meu primo operava, desta forma, me sentia mais seguro.

Para a escolha, me utilizei de informações de sites como:
- sobre taxas: https://www.criptomoedasfacil.com/comparativo-de-taxas-entre-exchanges-brasileiras/
- sobre volume e cotação: https://bitvalor.com/
- sobre volume entre todas as exchanges mundiais: https://exchangewar.info/

Alguns puristas, seguindo Satoshi Nakamoto, orientam a fazer transação P2P, ou seja, sem a utilização de uma exchange. Desta forma, evita-se riscos de roubos como os que ocorrem nas exchanges. É possível fazer este tipo de transação em sites como: https://localbitcoins.com/. No entanto, não senti seguro em fazer transferência em reais para uma pessoa que não conheço e aguardar o depósito dos bitcoins. Assim descartei este tipo de operação.

Depois tive que definir o valor a ser comprado. Inicialmente, pensei em fazer aportes semanais, de forma que desse tempo para fazer análises sobre a evolução e ir entendendo melhor este mundo novo em paralelo. Assim, decidi fazer um aporte de 5 mil reais.

Fiz todo o cadastro na exchange onde demorou, aproximadamente, 2 dias para validação dos meus dados. E, no dia 22/nov, fiz o primeiro depósito. Neste mesmo dia fiz uma ordem de compra no valor de R$ 29.269,99 e que foi executado.

A minha primeira compra foi de 0,17083532 BTC.

Assim, foi início real no mundo das moedas virtuais.

Abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário