segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O início


Olá amigos.

Sempre fui muito preconceituoso com bitcoin.

Suspeitava muito do dinheiro fácil, suspeitava de fraude, suspeitava que era fogo de palha, suspeitava de bolha, suspeitava de pirâmide. Conheço pessoas que caíram em fraudes e pirâmides e pensava que deveria ser a mesma coisa. Eu evitava o assunto.

Mas por que preconceituoso? Pelo simples fato tinha uma opinião sem realmente saber exatamente do que se tratava o assunto, simples assim. Me baseava na opinião de algumas pessoas e de notícias de sites e TV. Ou seja, eu não tinha embasamento, não tinha opinião própria.

Lição aprendida: não ser preconceituoso com investimentos. Estude!!

Em jun/17, encontrei um primo meu que tinha bitcoins e foi dele a sinalização mais incisiva sobre o assunto. No entanto, meu preconceito não deixou evoluir muito a conversa.

Assim, houve um vácuo de jun até nov/17. Neste período, nada de bitcoin.

Assino relatórios de uma empresa de análise de investimentos e esta empresa iniciou um novo relatório falando sobre criptomoedas.

Comecei a me questionar. Se a empresa está sugerindo criptomoedas para seus assinantes, será que tem algo verdadeiro neste assunto? Será que pode ser legal? Será que moedas digitais não é uma falácia? Será que não é pirâmide? Será que não é fraude? Será?

Assim, com quem fui voltar a falar? Bingo! Isto mesmo, com meu primo.

Em meados de nov/17, iniciamos conversa remotas, via skype, para discutir mais sobre o assunto. Foram uns 5 dias de conversas e estudos sobre o assunto.

Li, inicialmente, sites como:

https://www.criptomoedasfacil.com/
https://guiadobitcoin.com.br/
https://bitcoin.org/pt_BR/faq

Assisti vários vídeos do Fernando Ulrich:
https://www.youtube.com/channel/UCLJkh3QjHsLtK0LZFd28oGg

https://www.youtube.com/watch?v=1WQYLvbGFC0

Daí logo de cara removi dois preconceitos sobre bitcoin: fraude e pirâmide. Não é fraude pois há uma tecnologia robusta por trás que garante segurança e confiabilidade. E não é fraude pois não paga retornos aos seus investidores com seu próprio dinheiro, ou com o dinheiro de investidores subsequentes, ele é totalmente descentralizado.

Como havia muitos conceitos novos e sou bastante empírico, resolvi iniciar um teste e fazer todo o ciclo completo de compra e utilização do bitcoin.

No post seguinte detalho como foi a compra do 1o. bitcoin.

Aproveitem e até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário